METAS DE LEITURA

METAS DE LEITURA

O Brasil nunca será um país nem sequer perto de funcionar relativamente a altura dos bens, serviços e valores que a civilização já produziu e produz senão começar desde já a se preocupar com o baixíssimo índice de leitura da população (hoje lê-se per capita no país menos de 2 livros ano), sendo esse o principal déficit educacional da população em todos os níveis, com repercussão negativa no desenvolvimento em todos os setores da vida nacional. Não existe país desenvolvido com mentes subdesenvolvidas e o hábito da leitura é inquestionavelmente fator determinante no desenvolvimento integral do indivíduo, o qual desenvolve as qualidades superiores tanto do intelecto quanto da sensibilidade, além de aguçar os sensos crítico e criativo, imprescindíveis para a excelência, seja em que função for que o indivíduo venha a exercer suas habilidades humanas. Como sanar esse grave e dramático problema, verdadeiro buraco negro do ensino e do homem brasileiro? Nada de muito complicado. Basta fazer metas de leituras no ensino fundamental e médio, que é a fase de formação do indivíduo, mais ou menos entre os sete e quatorze anos que é quando se instalam os hábitos. Que tal de modo experimental quatro livros anuais para cada série? Isso já melhoraria substancialmente e triplicaria o atual índice. Não é um projeto caro nem tampouco complexo, basta apenas bom senso e vontade política do ministério da educação e dos educadores. Somente com leitura diversificada o individuo tem uma educação integral e não meramente técnica como hoje em dia. Aprender um sistema, seja qual for, não é ter a inteligência evoluída. A imaginação e a sensibilidade é que são fundamentais seja no direito, na arquitetura, medicina e demais profissões. Com sujeitos leitores ter-se-á uma qualidade de vida compatível com os bens que a civilização já produz. Sem leitura, impossível. Ao contrário do que pensam os otimistas, quem não tem o hábito de ler sequer é capaz de reconhecer a própria ignorância. Que se trabalhe então para se corrigir esse verdadeiro câncer educacional do brasileiro, que se estabeleça nos ensinos médio e fundamental a prioridade de formar estudantes leitores, com metas e tudo, para que num futuro de décadas adiante o Brasil possa vir a ter a esperança de um dia contar com um povo preparado para os desafios e conquistas da civilização.

 TEXTO DO LIVRO ‘SOL DA MEIA NOITE’.

Anúncios

8 comentários em “METAS DE LEITURA

  1. Concordo com você Marcelino, a leitura é imprescindível na formação da pessoa e para que se construa uma nação civilizada e culta. Realmente a partir dos anos 90 a educação pública no Brasil sofreu um grande esvaziamento de conteúdos e grande perda de qualidade, enquanto que as escolas da elite (tradicionais), continuaram a usurfruir da boa educação.
    Aí temos uma pobre educação para os pobres, filhos do trabalhador e uma rica educação para os ricos. E esta divisão vai se reproduzindo em todos os setores do País que é extremamente elitista e liberal, embora procure pregar uma falsa igualdade.
    Eles não estão preocupados com o povo. O povo é massa de manobra e mão- de- obra barata. Para que tanta leitura ou cultura então? Eles querem produção e eleitores. As elites (os que estudam em bons colégios e lêem) não passam por esses caminhos e serão os patrões dos que não lêem. Como mudar isso? Através da conscientização, do trabalho, da força de vontade do pobre, que precisa jogar menos bola, sambar e beber menos cerveja e se esforçar mais, para poder competir de igual para igual, ser um auto didata e prestar concursos, concorrer à bolsas de estudo. Isso é um ideal da pessoa e não do governo. Pois temos visto pessoas que superam as dificuldades e chegam lá. É uma minoria, mas real.
    O Brasil vai muito bem obrigado, está crescendo como nunca economicamente, os brasileiros pobres é que vão mal, porque na vida tudo é projetado para quem sabe e para quem tem e não para os carentes, infelizmente e não é só aqui no Brasil não…

    Curtir

  2. Excelente texto. Realmente a cultura e educação em geral no Brasil deixa tudo a desejar. Pra começar dou o exemplo daqui de casa ( moro fora do Brasil a muitos anos) Meu filho pequeno 7 anos, cursa 2º primaria. Meta de leitura estipulada pelo professor para o 2º e 3º trimestre = 12 livros e não sao estorinhas com muita ilustração, muito pelo contrário, entre os 12 livros alguns em castellano, outros em catalão e 2 em ingles. Isso sem contar a leitura nas classes e uma manhã por semana que passam na biblioteca municipal.

    Curtir

  3. Paises como o Chile valorizam mais a leitura do que o nosso, aqui no Brasil parece que se preocupam em deixar o povo sem instrução para ficar mais fácil iludir o povo.

    Curtir

  4. Geralmente as pessoas preferem receber o peixe na mão, não querem ter o trabalho de pesca-lo, e o Governo estimula isso com todos os tipos de bolsas que cria e que na verdade não chega nas mãos de quem realmente precisa. Vocês acham que essa população que quer tudo de graça vai querer perder 10 minutos do dia para se dedicar a leitura?? Ou vai querer trabalhar a troco de um salário mínimo se ele ganha mais com a ajuda do Governo??

    Curtir

  5. Olá meu amigo Marcelino e amigos do blog, gostei muito dos textos acima, tal qual a carência literaria da população brasileira, e também as consequencias essa carência traz a populaçao a exemplo de: Educaçao Financeira,Respeito, e Realizações quanto a Moral.

    Nossa população atual tem o roubo, o “se dar bem“ e outras feridas mais, como o comum, o normal, o que na verdade com um pouquinho de auto-conhecimento nos mostra que nao é bem assim.

    De um modo geral existem livros que realmente sao só para quem nao sabe realmente ler… mas Marcelino recomento e recomento sempre, pois a capacidade intelectual da qual desenvolvemos certos assuntos diria eu que sao momentos unicos… a paz.

    By Helder

    “Um dos poucos resultados concretos obtidos nos primeiros vinte anos da pesquisa de inteligência artificial, é o fato de que a inteligência requer conhecimento.” (Elaine Rich)

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s