A SOLIDÃO DO MUNDO – PARA ROBIN WILLIAMS

(Dedicado a Robin Williams)

Marcelino Rodriguez

Poucos dias antes do Robin Williams morrer, andava circulando pelo facebook uma frase atribuída a ele, no qual dizia que “as pessoas que vejo não me fazem companhia, eu que tinha medo da solidão quando velho, percebo isso agora, que estou só com essas pessoas todas ao meu redor”. Fiquei dias e dias pensando naquilo, porque sinto a mesma perplexidade de perceber que pouca gente nesse mundo é capaz de ser legal com a gente, de gostar de estar perto de nós, de ser agradável, eis aí um bom assunto para os filósofos: a imprestabilidade dos seres humanos para os de sua própria espécie.

O Ator me fez companhia durante anos, sobretudo porque eu estava apaixonado pela dona da locadora e ia sempre pegar filmes naqueles tempos. Aproveitava para tentar em vão uma investida na loirinha venusiana. Eu era um Nerd e tanto. De vez em quando os filmes caíam das minhas mãos, ou eu ficava mudo e vermelho como um tomate. Enquanto isso, ia me emocionando e aprendendo a ser mais sábio, com os filmes protagonizados pelo ator americano.

Sim, eu chorei em Sociedade dos Poetas Mortos. Fiz uma catarse mística em Pescador de Ilusões. O ator era bem próximo do meu universo de informações estratégicas de cultura para sensíveis. Essa crônica, bem verdade, era para ter sido escrita com o ator ainda vivo, porque a frase dele ficou rondando na minha cabeça. Nesse tempo de mentes mecanizadas, adiamos a vida para um dia que não chegará nunca.

Olhamos para longe, mas não vemos nosso próximo. Cuidar das pessoas deveria ser nossa prioridade absoluta. Talvez cuidar dos outros fosse cuidar de nós.

Amamos tanto nossos animais porque eles nos fazem uma companhia que são raros humanos que são capazes de nos oferecer. Ainda bem que no céu só entra aqueles que amam, cuidam, curam sorriem e divertem. Graças a Deus, pouca gente.

Nosso Robin Williams está lá, com toda certeza. Ele já esteve mais ao meu lado do que gente que já dormiu comigo. Deveria se ensinar nas escolas a prestarmos atenção nas pessoas antes que seja tarde e as melhores desistam.

2 thoughts on “A SOLIDÃO DO MUNDO – PARA ROBIN WILLIAMS

Deixe um comentário

